Criar um Site Grátis Fantástico
Translate this Page




ONLINE
1






CAPOEIRA NAS OLIMPÍADAS

CAPOEIRA NAS OLIMPÍADAS

Abaixo-assinado CAPOEIRA NAS OLIMPÍADAS

Para: Congresso Nacional do Brasil

“A Capoeira como Plataforma de Promoção Cultural de Brasília na Copa do Mundo de 2014”. O abaixo assinado tem como objetivo definir o fortalecimento e a valorização da capoeira como plataforma de promoção cultural de Brasília.
Considerando essa iniciativa um passo importante. Só com a sua ajuda e a do Estado será possível mostrar ao Brasil e ao mundo o que significa a resistência que é a capoeira. Já ouve um seminário onde foi concedido um espaço para apresentar a possibilidade da capoeira também como esporte olímpico. Se conseguirmos levá-la para debate nas Olimpíadas de Londres (2012) e para a abertura oficial da Copa (2014) terá grandes chances de tê-la como esporte olímpico consagrado para as Olimpíadas de 2016 em nosso País.
A qualificação do capoeirista terá a finalidade de torná-lo um indivíduo mais completo diante da oportunidade dos jogos internacionais. O aprendizado de outro língua e o bom relacionamento interpessoal fará do capoeirista uma importante ferramenta. A capoeira é uma atividade que integra e disciplina, além de ter uma função histórica importante para o País, sendo também é um importante vetor da cultura e da economia. Além disso, a proposta é investir na geração de renda, no emprego e em estrutura.
A capoeira brasiliense é considerada referência por existir praticamente desde a primeira década da capital e ter sobrevivido através da união para se auto-representarem. Apesar das dificuldades de ser reconhecida e inclusa não só no meio esportivo como na sociedade e no mundo, ainda hoje programas de interesse da comunidade de capoeiristas, poucos são agraciados. Falta apoio, faltam estratégias de valorização. Sobre à participação da capoeira na abertura oficial dos jogos,proponho ainda a realização de uma roda de mestres, onde todas as referências sejam contempladas.